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PROJETO BÁSICO  (síntese) 

TÍTULO DO PROJETO

Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da Bahia.

 OBJETIVO GERAL

Assessorar pedagogicamente os municípios que executam o ProInfância na estruturação e organização do funcionamento das unidades do ProInfância no estado da Bahia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Realizar diagnóstico da Educação Infantil em amostra de municípios baianos contemplados pelo ProInfância, visando a caracterização das principais necessidades  e demandas de assessoramento técnico-pedagógico.

– Realizar visitas técnicas nos 10 (dez) Polos regionais para acompanhar a organização da estrutura e o funcionamento das instituições construídas pelo ProInfância.

– Realizar a formação continuada dos professores e gestores na construção da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil do ProInfância, com vistas à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil.

– Contribuir para o fortalecimento das políticas municipais de Educação Infantil e da pesquisa em Educação Infantil na Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação.

PÚBLICO ALVO

O público alvo a ser atendido pelo projeto será de professores e gestores da Educação Infantil de municípios baianos contemplados com o ProInfância.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido a partir de ações da equipe da universidade (coordenador geral e adjunto e dos demais integrantes da equipe do projeto)  junto aos  responsáveis nas secretarias municipais de educação pela Educação Infantil e aos profissionais que trabalham e que vão trabalhar nas instituições de Educação Infantil em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil, UNCME. Para tanto, adotaremos os princípios da ação-reflexão-ação, da contextualização, da sistematização e da socialização dos resultados.

O projeto propõe:

– um diagnóstico sobre a realidade da Educação Infantil em municípios baianos contemplados pelo ProInfância.

– visitas técnicas para o acompanhamento do desenvolvimento do ProInfância na Bahia.

– a formação dos professores e gestores das instituições de Educação Infantil do ProInfância.

A operacionalização das três ações abaixo será assim concretizada:

Ação 1: Estudo sobre a Educação Infantil em municípios baianos contemplados pelo ProInfância.

Metodologia: definição de amostra e elaboração dos instrumentos de pesquisa. Préteste, capacitação da equipe de campo, coleta de dados nos municípios e realização de entrevistas com os coordenadores, diretores de educação, técnicos da Educação Infantil e professores da rede municipal. Tabulação, processamento e análise dos dados coletados. Elaboração de relatório.

Ação 2: Visitas técnicas e formação e para o acompanhamento do desenvolvimento do ProInfância na Bahia.

Metodologia: reunião com equipes de secretarias municipais. Reunião com gestores e técnicos para o acompanhamento do desenvolvimento do ProInfância. Encontros de formação com professores e gestores das instituições de Educação Infantil do ProInfância. Produção de relatórios (parcial e final). Encontro Estadual.

Ação 3:  Publicação de um livro e divulgação dos resultados das ações do projeto.

Metodologia: sistematização dos resultados das ações do projeto para edição de livro com os resultados finais. Realização de um encontro estadual de Educação Infantil junto com o encontro do MIEIB da região Nordeste.

Este projeto terá a duração de 12 meses, durante os anos de 2012 e 2013. O plano apresentado refere-se ao cronograma e custos do projeto: setembro de 2012 a setembro de 2013.

PRODUTOS ESPERADOS

O projeto  desenvolvido por meio de 3 metas produzirá os seguintes produtos:

Ação 1: Documento analítico contendo Diagnóstico da Educação Infantil em municípios baianos contemplados pelo ProInfância.

Ação 2: Documento contendo orientações para a estrutura e funcionamento das instituições de Educação Infantil à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil utilizado na formação continuada

Ação 3:  Publicação de um livro  contendo metodologia e cronograma do processo de assessoramento, relato de experiências e análise dos resultados do projeto.

Para alcançar os resultados propostos serão implementadas as seguintes ações:

– Análise da realidade da Educação Infantil em municípios Baianos contemplados pelo ProInfância.

– Relatório do diagnóstico sobre a Educação Infantil em municípios baianos contemplados pelo ProInfância.

– Relatório síntese das atividades de Assessoramento e Acompanhamento do desenvolvimento do ProInfância na Bahia, explicitando as orientações dadas.

–  Realização de um encontro estadual de Educação Infantil da Bahia articulado ao  encontro da região Nordeste do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil.

– Realização de um encontro por Polo. Totalizando dez  encontros descentralizados.

– Publicação com os resultados do estudo sobre a Educação Infantil em municípios baianos contemplados pelo ProInfância e do assessoramento e acompanhamento do ProInfância na Bahia.

-Devolução dos resultados do diagnóstico por meio de relatórios e do livro.  

VIGÊNCIA DO PROJETO:   Início:setembro/2012

Término: setembro/2013

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO E PARCEIROS

ESFERA NACIONAL

Ministério da Educação – MEC

Secretaria da Educação Básica – SEB

Diretoria de Currículo e Educação Integral (DICEI)

Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI)

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

ESFERA ESTADUAL

Fórum Baiano de Educação Infantil

Conselho Estadual de Educação

ESFERA MUNICIPAL

Secretarias Municipais de Educação

Conselhos Municipais de Educação

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